Com uma vasta programação, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor, por meio do Núcleo de Humanização, está promovendo diversas atividades voltadas aos servidores, dentre as quais a palestra “Educação Financeira e Prevenção ao Superendividamento”, ministrada na última semana, pelo sargento Kairon Barreto, profissional da área de economia e especialista em Perícia de Direito Bancário.
No evento, o palestrante discorreu sobre 15 ações para melhorar a educação financeira da população, onde o público pôde interagir e adquirir maiores conhecimentos sobre o tema. “O mais importante é que elas podem usar isso no seu dia a dia de atendimento aqui no Procon, porque são muitos casos bem recorrentes com relação às instituições financeiras, questão de cartão de crédito, entre outros detalhes que, com certeza, a gente vai ter um resultado muito bom após a palestra”, frisou.
Kairon destacou, ainda, a relevância das informações repassadas para o bem-estar e qualidade de vida dos servidores.
“Gostaria de agradecer o convite. Nosso papel foi justamente trazer um pouquinho mais dessa questão da educação financeira, qualidade de vida, e é muito importante o Procon, uma instituição muito importante no nosso estado, trazer isso para os seus servidores e para a sociedade”, pontuou.
A presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, declarou que a temática abordada poderá ajudar os servidores a evitar dívidas inesperadas e a manter um orçamento equilibrado.
“Adquirir mais conhecimentos nessa área traz aos colaboradores maior domínio e confiança para administrar de forma eficaz seus recursos financeiros, entendendo como fazer escolhas financeiras conscientes, evitar dívidas e garantir um futuro financeiro estável e sustentável”, afirmou.
A servidora Luanda Medeiros participou da palestra e destacou que a ação foi importante e irá auxiliar os funcionários a administrarem melhor o orçamento familiar.
“A ação foi muito produtiva para nós, servidores públicos, pois nos orientou a como resolver as nossas dívidas, verificar as taxas de juros, qual seria o melhor investimento e informou a importância de buscar ajuda para resolver a vida financeira, pois a falta de dinheiro prejudica a família, a saúde, a vida social e todas as formas de se relacionar na sociedade”, afirmou.