domingo, 17 novembro, 2024
25.3 C
Rio Branco

Assistência Social e Direitos Humanos do Estado participa de Encontro Nacional de Vigilância Socioassistencial

Agencia.ac.gov

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), participa do Encontro Nacional de Vigilância Socioassistencial, que reúne em Natal (RN), nos dias 30 e 31 de outubro, especialistas e técnicos estaduais e da União para discutir conceitos, práticas e experiências de Vigilância Socioassistencial, além do uso de indicadores no Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Equipe da Assistência Social da SEASDH participa do encontro. Foto: cedida

O evento, promovido pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), é realizado em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social do Rio Grande do Norte (Sethas/RN) e conta com o apoio do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Assistência Social (Fonseas).

O diretor de Assistência Social da SEASDH, Hilquias Almeida, destaca que o evento busca discutir melhorias e os desafios na área de vigilância, especialmente em relação à equipe e aos recursos humanos:

“Aqui, também temos a oportunidade de observar estados que já obtiveram resultados bem-sucedidos. Por exemplo, o Acre não está muito atrás dos outros estados brasileiros, mas ainda enfrentamos um grande desafio em implementar e atualizar nossos sistemas. Somos pioneiros em algumas áreas, como o sistema de vigilância para imigrantes – fomos o primeiro estado a desenvolver um sistema desse tipo. No entanto, ainda precisamos avançar na criação de resultados e indicadores robustos para demonstrar, por exemplo, aos nossos deputados e senadores, a real necessidade de recursos para o estado”.

Com o apoio do governo do Rio Grande do Norte, o evento também permite discutir ferramentas de diagnóstico, como o Cadastro Único e a produção de informações estratégicas para a gestão da política de assistência social.

Encontro termina nesta quinta-feira, 31. Foto: cedida

“Além disso, o ministério está trazendo inovações e disponibilizando novas funcionalidades nos sistemas para os estados, o que nos ajuda a atualizar essas informações. Estamos aqui com a equipe da Básica, pois a vigilância é responsabilidade de todos. Alimentar esses dados é essencial para que nossos gestores e secretários tenham uma visão clara da situação. O evento tem sido muito produtivo e representa um avanço importante para o Acre, especialmente considerando os momentos de emergência que enfrentamos”, reforça Hilquias.

Outros temas incluem o monitoramento de situações de vulnerabilidade e risco social, o impacto das mudanças climáticas sobre populações vulneráveis e a avaliação de resultados na proteção social. Serão também apresentadas experiências estaduais de implementação da Vigilância Socioassistencial e debatidas perspectivas futuras para o uso de dados e indicadores no fortalecimento da gestão do Suas.

 

Mais Lidas

André Luiz Frambach surpreende Larissa Manoela com novo pedido de casamento

Os fãs do casal André Luiz Frambach e Larissa...

Maria Alice dá sermão em Lucas Guedez por estar sem camiseta

Lucas Guedez apareceu incrédulo nos Stories ao relatar que...

Cinco anos depois, confira por onde andam os campeões mundiais sub-17 do Brasil

No dia 17 de novembro de 2019, o Brasil...

Aos 38 anos, Marta persegue título inédito com o Orlando Pride

Aos 38 anos, Marta vive sua melhor temporada nos...

Athletico aproveita Galo pouco inspirado e vence para deixar o Z4

O Athletico deu um importante passo na briga contra...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo