quinta-feira, 14 novembro, 2024
25.3 C
Rio Branco

Adailton Cruz pede mais atenção ao orçamento da Secretaria de Assistência Social e alerta para catástrofes climáticas

Assembleia Legislativa do Acre

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (02) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Adailton Cruz destacou a necessidade de maior atenção ao orçamento destinado à Secretaria de Assistência Social do Estado, previsto em apenas 16 milhões de reais para o exercício de 2025. O parlamentar afirmou que esse valor é insuficiente para atender as necessidades da população mais vulnerável, incluindo vítimas de desastres naturais, como enchentes, secas e incêndios, que têm afetado a zona rural.

Cruz parabenizou o prefeito de Rio Branco pela entrega de uma ponte de grande importância para a mobilidade urbana, ressaltando que obras como essa, realizadas com o apoio de emendas estaduais e federais, são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da população. “A inauguração da ponte é uma realização ímpar, e o prefeito Tião Bocalom está de parabéns por entregar uma obra de extrema relevância”, afirmou o deputado.

O parlamentar também abordou a mensagem do governo sobre a Lei Orçamentária para 2025, que prevê a distribuição de 12 bilhões de reais entre as diversas secretarias. Ele destacou os valores destinados às secretarias de Educação (2 bilhões), Saúde (1,8 bilhão) e Segurança (1,2 bilhão), mas fez um alerta quanto ao orçamento reduzido da Secretaria de Assistência Social. “Com apenas 16 milhões, a Secretaria não conseguirá manter sua estrutura atual, muito menos apoiar as pessoas que mais precisam, especialmente diante das catástrofes climáticas que enfrentamos”, ressaltou.

Cruz defendeu a criação de um orçamento específico para apoiar vítimas de desastres naturais e criticou o baixo orçamento do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), que conta com apenas 23 milhões de reais para 2025. Ele sugeriu que a Comissão do Meio Ambiente da Aleac promova um debate sobre o tema, buscando ampliar os recursos destinados à prevenção e mitigação de danos causados por desastres ambientais. “Precisamos de mais recursos para garantir o apoio necessário às populações afetadas. Com o que temos previsto, será impossível dar esse suporte de maneira adequada”, concluiu.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Ismael Medeiros

O post Adailton Cruz pede mais atenção ao orçamento da Secretaria de Assistência Social e alerta para catástrofes climáticas apareceu primeiro em Assembleia Legislativa do Estado do Acre.

Mais Lidas

Seminário “Autogestão: centros automotivos” além da capital também chega ao interior do Acre

O projeto “Autogestão” expande suas fronteiras e chega ao...

Gretchen aparece sem curativos e rebate haters que a chamaram de “fofão”

Após realizar mais um procedimento estético no rosto, Gretchen...

Acre participa da instalação da Câmara Setorial dos Povos Indígenas do Consórcio da Amazônia Legal na COP29

Na quarta-feira, 13, durante a COP29, realizada em Baku,...

Viih Tube é internada na UTI três dias após dar à luz

Viih Tube foi internada às pressas na UTI da...

Viih Tube conta que o filho quase precisou ir para a UTI após o parto

Viih Tube compartilhou com os seguidores que seu filho,...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo