A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) participa em Fortaleza (CE) de um encontro nacional de educação de jovens e adultos em situação de prisão, iniciado nesta terça-feira, 22, e que se estende até quinta, 24.
Os debates contam com a participação de representante do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) e um dos objetivos do encontro é a finalização de um plano estadual de educação para pessoas privadas de liberdade dentro do sistema prisional.
O encontro reúne especialistas, educadores e gestores de todo o país para discutir e compartilhar práticas pedagógicas e projetos voltados à educação em ambientes de privação de liberdade. A programação inclui mesas-redondas, grupos de trabalho e apresentações de iniciativas inovadoras, com foco na construção de políticas públicas eficazes para esse contexto específico.
De acordo com o chefe do Departamento de Educação de Jovens e Adultos, Jessé Dantas, o encontro consolida o compromisso com a educação inclusiva: “Esse plano busca garantir o direito à educação para a população em situação de prisão, promovendo oportunidades que favoreçam a reintegração social e o desenvolvimento pessoal”.
Para o gestor, o Acre segue fortalecendo sua atuação no campo da EJA em situação de prisão. “Estamos promovendo a inclusão social e reafirmando que a educação é um direito fundamental, independentemente das condições em que as pessoas se encontrem”, afirma.