Secretaria de Comunicação do Acre recebe estudantes do curso Técnico de Administração do Senac

A Secretaria de Comunicação do Estado do Acre (Secom), recebeu nesta terça-feira, 9, alunos do curso de Técnico em Administração do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/Acre) que fazem parte do Programa do Novo Ensino Médio.

Durante a visita, os estudantes observaram os processos e procedimentos de gestão de Comunicação e Marketing da Secom. A professora Dayane Bezerra, destacou que o curso é dividido em várias unidades curriculares e uma das unidades curriculares é composta pela área de marketing.

Estudantes observam os processos e procedimentos de gestão de Comunicação, Marketing, Publicidade e Administração da Secom. Foto: Alefson Domingos/Secom

“Nós estamos formando profissionais técnicos que poderão estar realizando as atividades deles tanto na área governamental, sendo um prestador de serviço ou um profissional concursado ou do setor privado e até mesmo na área do empreendedorismo, abrindo seu próprio negócio. E trazendo eles para uma instituição estadual onde compreende as áreas de Jornalismo, Publicidade, Comunicação e Marketing, eles podem entender todo o processo na prática que é realizado dentro desses departamentos a qual eles já estudaram a teoria na unidade do núcleo educacional de aprendizagem do Senac”, pontou a professora.

Estudante David Dutra, 18 anos, relata sua experiencia durante a visita. Foto: Josciney Bastos/Secom

O estudante David Dutra, 18 anos, relatou sua experiencia durante a visita. “Eu achei bem interessante, pude conhecer mais sobre essa área do Estado, sobre a Comunicação e tudo que é feito até chegar a nós. De onde vem, como funciona toda a base de logística até a chegada da notícia. Essa foi uma experiência nova e gratificante, com certeza, porque até então eu não sabia como ocorria esse processo de produção”, destacou o jovem.

Jardila Xavier, 17 anos, destacou sua curiosidade sobre a área de comunicação. Foto: Josciney Bastos/Secom

“Eu estou achando ótima, eu tive sempre curiosidade de ver como é que é feita, como eles falaram sobre a matéria, como é que é feita do caminho até a notícia ser postada. Eu sempre tive curiosidade sobre isso, gostei demais”, frisou a estudante Jardila Xavier, 17 anos.

No setor de Jornalismo, o editor-chefe da Agência de Notícias do Acre, Elenilson Oliveira, e a repórter Tácita Muniz, contaram aos alunos, o fluxo de produção dos conteúdos publicados no site da Agência de Notícias do Acre, bem como sobre a importância das rádios públicas, Aldeia e Difusora, para as populações mais isoladas.

“Expliquei como funciona a produção da pauta desde o alinhamento com a editoria até a externa, quando finalizamos o material com personagens, indicadores e histórias impactadas por aquele assunto que estamos abordando. Outro ponto que fiz questão de frisar é a importância da comunicação, principalmente pública, para a transparência de uma gestão e manutenção da democracia, já que é uma prestação de contas do governo à população. Acho importante que a comunidade entenda como funciona esse mecanismo e tenha consciência de que uma comunicação fortalecida é uma arma contra a opacidade de qualquer que seja a instituição,” disse a repórter.

Diretora Administrativa da Secom, Sabrina Gondim, explica o funcionamento da parte Administrativa no setor público. Foto: Alefson Domingos/Secom

Na área de Administração, a diretora administrativa da Secom, Sabrina Gondim, explicou como ocorre a tramitação dos processos administrativos para garantir o bom funcionamento da secretaria. “Apresentei um pouco de como funciona a gestão pública, no caso específico aqui da Secretaria de Comunicação. Explicamos como funciona o planejamento das atividades, a execução, o monitoramento do acompanhamento dessas metas estabelecidas lá no planejado, como se dá um processo de compra na administração pública, que não é tão simples como na privada, que tem que ter um processo licitatório para a aquisição de qualquer bem ou serviço que a administração pública precise. E a partir daí, o registro no patrimônio, o pagamento pelo setor financeiro, a logística dos transportes, dos servidores, das equipes e de materiais também necessários, o funcionamento administrativo de uma secretaria”, relatou a gestora.

No setor de Marketing e Publicidade, as equipes fizeram uma apresentação do trabalho que é desenvolvido nos setores. “Durante a visita dos estudantes nós apresentamos o fluxo no setor de Marketing e Inovação, e como funciona, desde a chegada da demanda até a entrega do material completo e solucionamos algumas questões que eles tinham referente a edições de vídeo”, descreveu o social mídia, Alisson Bezerra.

“Por meio da visita eles estão adquirindo conhecimento, a qual eles estão vivenciando as atividades, mesmo que seja passando, visitando os departamentos, eles estão conhecendo principalmente os equipamentos utilizados para cada área de trabalho, os processos e dentro dos processos, os procedimentos elaborados para a realização dessas tarefas, inclusive dentro da área do departamento de edição. Eles puderam entender todo o processo da parte administrativa, desde o planejamento da programação, que vai ser elaborada as matérias, deslocamento, logística, requisição de materiais e os equipamentos necessários para que todas as notícias cheguem à visualização e conhecimento da população acreana”, acrescentou a professora.

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