Seminário Educação que Transforma’ incentiva educadores a desenvolverem novas metodologias criativas de ensino

Dezenas de educadores de Rio Branco e Cruzeiro do Sul participaram do ‘Seminário Educação que Transforma’ que visa capacitá-los a desenvolver de forma mais didática a educação nas escolas. O evento foi realizado pelo Sebrae no Acre, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esportes e a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Cruzeiro do Sul. Os encontros ocorreram em Rio Branco, nos dias 9 e 10, e em Cruzeiro do Sul, no dia 12 de setembro, no auditório do Senac.

Com o tema “Motivação na aprendizagem: como construir atividades que engajam” o Seminário faz parte do Programa Nacional Educação que Transforma, criado pelo Sebrae para facilitar o acesso à introdução da educação empreendedora nas escolas, possibilitando a formação de estudantes capazes de mudar sua realidade social e se tornarem mais autônomos. O programa contou com a palestra do consultor e professor de metodologias ativas: Fernando Trevisani.

Palestrante Fernando Trevisani

“A palestra do Trevisani enriqueceu muito para a nossa prática pedagógica. Sua abordagem metodológica é muito significativa, pois entendemos que planejar as aulas a partir dessas metodologias é fundamental para aguçar a curiosidade dos nossos aprendizes”, relata a coordenadora da equipe Anos Finas, representação da Secretaria Estadual de Educação – SEE em Cruzeiro do Sul, Graciete Melo.

Os eventos foram realizados em formato de workshop em Rio Branco e de palestra em Cruzeiro do Sul, no qual os educadores tiveram a oportunidade de exercitar sua criatividade, desenvolvendo atividades atrativas que despertem a curiosidade e interesse dos estudantes com a cultura empreendedora. A ideia é que através das ferramentas disponibilizadas pelo programa, professores e gestores escolares possam introduzir desde cedo essa metodologia inovadora voltada para o empreendedorismo no ambiente educacional.

Rocinete Santos, atualmente coordenadora de ensino da SEE de Cruzeiro do Sul, explica que o seminário conseguiu mostrar como a criatividade e novas ideias podem ser usadas para construir atividades que realmente engajem os estudantes. “Através dessa oportunidade e, principalmente, com a metodologia e teorias educacionais explicado por Trevisani, foi possível entender como é possível, de uma maneira não tão complexa, incentivar o despertar dos alunos por conhecimento”, afirma Santos.

Para a gestora estadual da Educação que Transforma do Sebrae no Acre, Joelma Mourão, a realização de workshops e palestras para capacitação de profissionais é importante para apresentar uma forma de educar por meio do empreendedorismo. “Nosso objetivo é incentivar o professor a encarar a aprendizagem como ‘empreendizagem’, considerando-a como um empreendimento a ser desenvolvido de maneira autônoma e proativa”, disse Mourão.

Seminário Educação que Transforma, em Cruzeiro do Sul

Conheça o Educação Empreendedora

A Educação Empreendedora do Sebrae é uma abordagem ao ensino e à aprendizagem que contribui com o desenvolvimento de competências empreendedoras junto a estudantes, educadores e gestores educacionais. A iniciativa colabora para o desenvolvimento do potencial das pessoas para serem protagonistas na transformação de suas realidades e visa desenvolver a percepção de oportunidades, criatividade, inovação, colaboração, autoconsciência, autoeficácia e a predisposição para agir.

No site do Sebrae, há uma plataforma com diversos conteúdos para estudantes, educadores e gestores que podem ser acessados gratuitamente. Acesse sebrae.com.br/educacaoempreendedora e saiba mais.