O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) promoveu na terça-feira, 11, a 8ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (Condecon), na sede da Defensoria Pública do Estado (DPE/AC).
Durante a reunião, presidida pela presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, os novos conselheiros do Condecon foram empossados para o mandato de 2024-2026. Na ocasião, os membros do Condecon também discutiram o regulamento interno, a prestação de contas do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (FEDC), além de serem apresentados os projetos “Procon em Números”, “Procon Educa” e a obra de construção da nova sede do instituto, que irá possibilitar a ampliação de atendimentos e a melhoria dos serviços prestados pelo órgão.
Além disso, foi informado sobre o Fórum Regional de Direito do Consumidor, que será realizado no fim do ano, para debater os assuntos mais relevantes de interesse dos consumidores da Região Norte, o qual será promovido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), em parceria com o Procon/AC e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Acre, bem como sobre a capacitação presencial dos servidores do Sistema de Atendimento ao Consumidor, denominado ProConsumidor, realizada pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC).
A presidente Alana deu as boas-vindas aos novos conselheiros e destacou como fundamental o trabalho desenvolvido pelo conselho para o fortalecimento da defesa do consumidor não apenas no Acre, mas também para todo o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) no país.
“Tenho certeza que juntos avançaremos muito mais para a garantia da finalidade de justiça social e da existência digna humana sob a ótica da ordem econômica, bem como para a construção de um mercado cada vez mais justo e harmônico para a nossa população”, afirmou.
Estiveram presentes no encontro representantes da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), do Ministério Público do Acre (MPAC), da Secretaria de Estado da Polícia Civil (SEPC), da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/AC), da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageac), do Departamento Estadual de Vigilância Sanitária (Dvaps), da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (SEE) e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC).
Sobre o Condecon
Criado pela Lei Estadual nº 3.489, em 2019, o Conselho de Defesa do Consumidor, que tem composição paritária, conta com onze representantes de órgãos governamentais, de órgãos essenciais à administração da justiça, de entidades civis e de categorias profissionais.
Entre as atribuições do Conselho estão contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas voltadas para a defesa e proteção do consumidor; analisar as sugestões encaminhadas ao colegiado; orientar sobre os direitos, garantias e deveres nas relações de consumo; viabilizar ações em defesa dos consumidores, especialmente para dar cumprimento à legislação consumerista vigente que dispõe sobre a prevenção e repressão às infrações contra a ordem econômica; atuar na formulação de estratégias da política estadual de defesa do consumidor, formulando parcerias com outras instituições, organizações e entidades para fortalecer a defesa dos direitos dos consumidores; estabelecer diretrizes a serem observadas na elaboração dos projetos e planos de defesa do consumidor; promover a conscientização dos consumidores e fornecedores sobre seus direitos e responsabilidades; e gerir o Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (FEDC).
Essas atribuições visam assegurar que os direitos dos consumidores sejam respeitados e promover um ambiente de consumo mais justo e equilibrado.
O Condecon será presidido pela presidência do Procon/AC, reunindo-se ordinariamente a cada três meses, e, extraordinariamente, sempre que convocado por seu presidente ou por maioria simples dos seus membros, sendo todas as decisões e resoluções publicadas no Diário Oficial do Estado do Acre (DOE).
The post Procon empossa novos membros do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor do Acre appeared first on Noticias do Acre.