Peças em tapeçaria são produzidas no Polo Moveleiro do Instituto de Administração Penitenciária do Acre

Há cerca de 2 meses o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), por meio da Divisão de Trabalho, Produção e Renda, implementou a produção de peças em tapeçaria no Polo Moveleiro de Rio Branco. São poltronas, cadeiras estofadas, pufes, entre outros itens que são confeccionados do zero, utilizando madeira reaproveitada da marcenaria que já funciona no local, também com mão de obra dos apenados.

Iapen expôs trabalhos de tapeçaria feito por detento durante Expoacre. Foto: Zayra Amorim/Iapen

O responsável por produzir essas peças é o detento A.R. Ele conta que já trabalha como tapeceiro há 25 anos e agora usa essa experiência para trabalhar e remir sua pena: “Ajuda muito. Aqui eu me sinto à vontade, fazendo o que eu sei e o que eu gosto de fazer, né? Essa oportunidade de estar aqui fora, trabalhando, não tem preço. É bom demais aqui. Eu fabrico pufe, poltrona, cadeira, mesa. Eu trabalho com qualquer tipo de sofá”, explica.

Detento que trabalha há 25 anos com tapeçaria usa experiência para produção de peças estofadas no Polo Moveleiro de Rio Branco. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Por enquanto, A. R. segue sendo o único a trabalhar na tapeçaria do local, mas já existe a intenção de utilizar seus conhecimentos para capacitar outros detentos portariados para trabalhar. Dessa forma, ele vai ter ajuda e ainda abre a oportunidade de outros apenados aprenderem um ofício. A. R. aprova e acredita ser uma ótima oportunidade: “Vai ser muito bom pra mim. Passar conhecimento para as pessoas, ensinar as pessoas a trabalharem, porque essa é uma profissão muito boa. Em qualquer lugar do mundo que você chegar, está empregado como tapeceiro”, ressaltou.

Chefe da Divisão de Trabalho, Produção e Renda do Iapen, Vítor Djannaro. Foto: Zayra Amorim/Iapen

O chefe da Divisão de Trabalho, Produção e Renda do Iapen, Vítor Djannaro, explica que o trabalho com tapeçaria foi exposto durante a Expoacre e acabou sendo um sucesso: “Esse trabalho vem sendo desenvolvido há cerca de dois meses aqui pelo apenado no Polo Moveleiro, e nós tivemos a oportunidade de mostrá-lo na Expoacre 2024. Estavam ali expostas cadeiras, pufes, poltronas, tudo feito com a mão de obra desse apenado”.

Todas as peças estão à venda e podem ser encomendas no Polo Moveleiro de Rio Branco, localizado na Rua das Acácias, 1133, Distrito Industrial. Para mais informações, pode entrar em contato no telefone 68 99255-2895.









The post Peças em tapeçaria são produzidas no Polo Moveleiro do Instituto de Administração Penitenciária do Acre appeared first on Noticias do Acre.