Entre as atrações do estande da Secretaria de Estado Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac) está a trilha escoteira. A atividade de arvorismo une contemplação da natureza com exercício físico. Crianças e adultos podem participar com o acompanhamento dos escoteiros e das equipes de Educação Ambiental da secretaria e do instituto.
O espaço é todo equipado e conta com profissionais capacitados para acompanhar todo o percurso e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos participantes.
Camala Menezes é mãe das pequenas Camile Menezes, de 12 anos, e Ana Clara, de 9, as duas fizeram o percurso da trilha e, segundo a mãe, aprovaram a brincadeira.
“Esse espaço aqui é perfeito, porque são coisas que as crianças não têm mais acesso, então, acredito que isso foi uma virada de chave, porque todas as crianças estão gostando muito, vocês estão de parabéns. As meninas aprovaram e vocês tiveram todo um cuidado, as duas têm temperamentos diferentes, a Camile é autista e é hiper sensível, tem medo, e a Ana tem TDH e é autista, mas ela procura aventura, então, foi uma boa experiência”, disse.
Marcelo de Andrade levou sua filha, a pequena Maisa de Andrade, para participar da trilha. Segundo ele, a atividade chamou a atenção dela quando passavam pelo estande.
“É muito bacana, um entretenimento para as crianças, além de um exercício físico. A gente procura cultivar isso nela desde cedo, o cuidado com o meio ambiente”, falou.
A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, falou sobre as ações de educação ambiental no sentido de sensibilizar a população.
“Estamos com nossas equipes de educação ambiental da Sema e Imac com diversas atividades e essa é uma delas, é muito didática e interativa, uma ação de contato com a natureza e que faz com que crianças e jovens possam também se movimentar. Além disso temos muitas outras coisas como jogos de tabuleiro, o Tapete Caminhando Pelo Acre, e os óculos de realidade virtual”, disse.
Lucas Ramon Cruz Barros é diretor regional dos Escoteiros do Acre e chefe-escoteiro da tropa de 10 a 14 anos. Ele afirma que o propósito dos escoteiro é contribuir para o desenvolvimento dos jovens com o foco em seus potenciais físicos, intelectuais, emocionais, sociais e espirituais e que essa é uma das ações que estimulam isso nas crianças e jovens.
“É importante a relação que a criança tem com a natureza, aqui elas podem desfrutar do meio ambiente de uma forma dinâmica e desafiadora, porque eles podem compreender também a importância dessa relação com a educação ambiental”, explicou.
The post Na Expoacre, trilha escoteira chama atenção no estande da Sema e Imac appeared first on Noticias do Acre.