O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve nesta segunda-feira, 16 de setembro, um dia de reuniões para discutir medidas em relação à grave emergência climática do país, agravada pela ação de criminosos ambientais.
“A ideia é tratar esse tema não como um tema do governo, mas como um tema do Estado brasileiro, com participação de todos os chefes de poderes”
PAULO PIMENTA
Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Pela manhã, Lula discutiu o tema com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, e os ministros Marina Silva (Meio Ambiente), Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), além de representantes do Ibama e ICMBio e o secretário executivo da Saúde, Swedenberger Barbosa. À tarde, o presidente voltou a se reunir com Marina e também Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) e Rui Costa (Casa Civil).
O presidente Lula conversou ainda com os chefes dos Poderes, signatários do pacto com relação à questão climática. Ele se reunirá nesta terça-feira, às 16h30, com o presidente do Superior Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
“A reunião é para que façam um diálogo a partir desse diagnóstico e possam pensar de forma conjunta um compartilhamento de responsabilidades, à medida que existem ações que vão além da responsabilidade do Governo Federal”, detalhou o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. “A ideia é tratar esse tema não como um tema do governo, mas como um tema do Estado brasileiro, com participação de todos os chefes de poderes”, disse.
Durante as reuniões desta segunda, foi apresentado um diagnóstico detalhado da situação do país. De acordo com o Pimenta, uma série de medidas serão anunciadas nesta terça-feira (17) e implementadas ao longo da semana.
“Foram apresentados todos os dados para o presidente, todas as informações a respeito desse diagnóstico. Existem questões que vão ser medidas provisórias, existem também outras iniciativas que estão sendo debatidas”, pontuou.
DIÁLOGO COM GOVERNADORES — Pimenta ressaltou que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, está em contato com os governadores para tratar sobre a questão dos incêndios. “A depender da disponibilidade dos governadores, a reunião ocorrerá ainda no decorrer desta semana. A logística ainda está sendo pensada”, finalizou.
SOBREVOO E INQUÉRITO – O presidente Lula e a primeira-dama, Janja, sobrevoaram no domingo (15) a Floresta Nacional de Brasília, afetada por um incêndio de grandes proporções que cobriu de fumaça parte da capital federal. A Polícia Federal (PF) instaurou inquérito para investigar o incêndio que atinge o Parque, próximo à Granja do Torto, residência oficial da Presidência da República.