sexta-feira, 24 janeiro, 2025
29.3 C
Rio Branco

Jornal das 12 Entrevista: Cap. Freitas Filho do Corpo de Bombeiros Militar do Acre.

Agencia de Notícia Gov do Estado do Acre

O capitão Freitas ingressou no Corpo de Bombeiros em 2007, inicialmente sem o sonho infantil de ser bombeiro, mas impulsionado pelo desejo de estabilidade e inspirado por pessoas próximas que o incentivaram a estudar para concursos públicos. Desde então, sua trajetória dentro da corporação tem sido marcada por escolhas difíceis e pelo desenvolvimento de um profundo compromisso com a profissão.

“Ser bombeiro militar vira um verdadeiro sacerdócio na vida da gente. Meu primeiro nome é Francisco, mas sou o ‘capitão Freitas’ agora”, afirma o militar, destacando como a profissão transforma a identidade de quem a exerce.

Ao longo dos anos, Freitas se especializou e ascendeu dentro da corporação, tornando-se o coordenador das operações de combate a incêndios florestais desde 2021. Esse papel é particularmente crucial em um estado que vive extremos climáticos. Este ano o Acre enfrentou uma das maiores enchentes em fevereiro e uma das maiores secas em junho. “Precisamos estar preparados, porque a resposta que é necessária é imediata”, enfatiza.

O Corpo de Bombeiros do Acre tem trabalhado intensamente para se adaptar a essas condições extremas. Durante as enchentes, o efetivo foi mobilizado quase em sua totalidade para atuar em 19 dos 22 municípios afetados. Já nas épocas de seca, os incêndios florestais representam uma ameaça contínua e silenciosa a toda a população. “Ocorre uma agressão silenciosa a todos nós por meio do ar, mesmo em quem não tem contato direto com as queimadas”, destaca o capitão.

Para enfrentar esses desafios, a corporação não apenas investe em treinamento e preparação constante, mas também trabalha em estreita colaboração com a comunidade. Freitas defende a importância de conscientizar e educar as pessoas, especialmente crianças e jovens, sobre práticas sustentáveis e prevenção de incêndios, uma parte intrínseca da cultura amazônica. “Precisamos estar caminhando com a comunidade nessa luta”, reitera.

Foto: Diego Gurgel/Secom

Mais Lidas

Deracre muda planos sobre balsa que fará travessia de veículos no Caeté

Não será mais a balsa Sardinha, que está no...

Cruzeiro do Sul realiza 1° Conferência Municipal do Meio Ambiente

Por meio da Secretaria Municipal de Clima, Meio Ambiente...

Canal pago da Band contrata ex-bandeirinha Ana Paula Oliveira

O programa “Tempo Técnico”, exibido pelo Bandsports, que tem...

“Vacilei”: Juíza usa gíria e meme do homem-aranha em decisões judiciais. Veja!

Um caso bizarro ganhou repercussão entre especialistas em direito...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo