segunda-feira, 18 novembro, 2024
28.3 C
Rio Branco

Índice de Confiança do Empresário do Comércio Acreano recua no mês de agosto

Efraim Macanbira - Assessoria da FECOMERCIO

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou recentemente os dados da pesquisa sobre o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec). “O Icec é um indicador mensal antecedente, apurado entre os tomadores de decisão das empresas de varejo para detectar as tendências do setor do ponto de vista do empresário. A amostra é composta por aproximadamente seis mil empresas situadas em todas as capitais do país, e os subíndices apresentam variações de zero a duzentos pontos. O Icec avalia as condições atuais, as expectativas de curto prazo e as intenções de investimento dos negócios do comércio”, explica a CNC.

O Índice de Condições Atuais do Comércio (ICAEC), que compara as condições econômicas do país, do segmento e da própria empresa em relação ao mesmo período do ano anterior, atingiu 67,5 pontos, ainda distante dos 100 pontos que indicam confiança. Apesar disso, o resultado foi melhor do que no período anterior. Essa melhora também foi observada nos segmentos de semiduráveis, duráveis e não duráveis.

No Acre, a Federação do Comércio do Estado (Fecomércio-AC) acompanha os indicadores regionais. Em agosto de 2024, o índice de confiança do empresário acreano recuou para 108,7 pontos, abaixo dos 112,4 pontos registrados em julho. Apesar do recuo, o indicador ainda demonstra uma expectativa positiva para os próximos meses.

Entre os segmentos, os produtos semiduráveis, como roupas e calçados, apresentaram o melhor índice de confiança, com 120,5 pontos. Em seguida, os produtos não duráveis, como alimentos, registraram 110,2 pontos. Os produtos duráveis, como eletrodomésticos e eletrônicos, alcançaram 114,5 pontos, o maior indicador desde abril de 2024.

O gráfico acima ilustra os indicadores de confiança para agosto de 2024. Ele destaca o Índice de Condições Atuais do Comércio (ICAEC) e a confiança empresarial no Acre, assim como os índices por segmento (semiduráveis, não duráveis e duráveis). ​

De acordo com o que explica o assessor institucional da Fecomércio-AC, Egídio Garó, “ao analisarmos os indicadores das condições atuais do empresário do comércio, que levam em consideração as condições econômicas do país, do segmento e da própria empresa, os resultados apontam para uma certa desconfiança quanto aos momentos futuros do negócio, restringindo os investimentos e, notadamente, novas contratações”, finalizou Garó.

The post Índice de Confiança do Empresário do Comércio Acreano recua no mês de agosto first appeared on Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre.

Mais Lidas

Aleac promove sessão solene em homenagem ao Dia do Conselheiro Tutelar

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou, nesta segunda-feira...

Jojo Todynho fala sobre carreira política: “Não perder o pouco de paz que tenho”

Após ter declarado que iria se candidatar nas eleições...

Deolane Bezerra mostra filha usando acessórios nos dentes

Deolane Bezerra compartilhou uma foto da filha exibindo acessórios...

Anitta adverte fã com cartaz em show e é aplaudida pelo público

Durante sua apresentação no festival Rock The Mountain ontem...

Rafa Uccman rebate críticas sobre ir com frequência à casa de Virginia

Passando alguns dias na casa de Virginia Fonseca, Rafa...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo