O governo do Acre, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEE), promove o 9º Seminário do Centro de Apoio ao Surdo (CAS/AC), com o tema “A referência surda no ambiente educacional: recortes de experiências acreanas”. O evento será realizado nesta quinta, 26, no auditório da SEE, em Rio Branco.
O encontro se volta a promover reflexões e debates sobre a educação de estudantes surdos, assegurando um espaço de aprendizagem e troca de experiências no contexto da Rede Pública Estadual de Ensino.
A iniciativa faz parte das atividades em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, celebrado na mesma data, e tem como objetivo evidenciar o trabalho realizado no atendimento e inclusão dos estudantes surdos, além de discutir novas possibilidades de atuação nesse campo.
A programação inclui palestras de profissionais especializados na área, como o professor Israel Bissat, da Universidade Federal do Acre, e a professora Sayonnara de Souza, da Secretaria Municipal de Educação. Entre os temas abordados, estão as trajetórias e experiências de educadores surdos e o impacto da educação bilíngue no processo inclusivo.
Além disso, haverá uma apresentação cultural com alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) Bilíngue, coordenado pelo CAS, expondo as atividades desenvolvidas no programa.
O Centro de Apoio ao Surdo (CAS/AC), vinculado à SEE, é uma unidade especializada no atendimento e inclusão de estudantes surdos, com foco na formação de profissionais da educação e na promoção de ações voltadas ao desenvolvimento linguístico e educacional dessa comunidade.
Fundado como parte de uma política pública de educação inclusiva, o CAS oferece cursos de Libras em diferentes níveis, promove o ensino bilíngue e atua na implementação de práticas que garantem o acesso ao currículo escolar para estudantes com deficiência auditiva.
Além disso, o centro trabalha diretamente com a Sala de Recurso Multifuncional Bilíngue, um ambiente imersivo que reforça o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua de instrução e do Português como segunda língua.
Esse espaço de imersão linguística é coordenado por profissionais surdos e tem como objetivo assegurar que os estudantes surdos tenham uma experiência educacional inclusiva e culturalmente rica, promovendo sua plena integração ao ambiente escolar e ao convívio social.
O CAS/AC também desempenha um papel fundamental na formação continuada de educadores e na promoção de debates e eventos voltados à conscientização e ampliação das políticas de educação inclusiva.
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