Fecomércio-AC comenta Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo IBGE.

Comércio no Acre registra crescimento em julho, aponta pesquisa mensal 

O assessor institucional da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC), Egídio Garó, comentou a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pesquisa sobre o comércio em todo o território nacional, aponta crescimento tanto no volume de vendas no varejo quanto na receita nominal de vendas, embora sem uma tendência clara de expansão no curto prazo. 

O volume de vendas no Brasil registrou um aumento de 0,4 pontos, valor ainda abaixo do mesmo período do ano anterior, quando o indicador chegou a 11,1 pontos. No acumulado do ano, o crescimento foi de 7,4 pontos. A receita nominal de vendas também apresentou um leve aumento de 0,1 ponto, enquanto no mesmo período do ano passado esse indicador foi de 7,2 pontos. 

Acre apresenta desempenho positivo 

De acordo com o assessor institucional da Fecomércio Acre, Egídio Garó, “No Acre, o volume de vendas cresceu 4,7 pontos, acumulando um crescimento de 6,7 pontos no ano, embora tenha ficado abaixo dos 8,0 pontos registrados em maio, indicando uma leve retração de 0,2 pontos” disse Garó. 

Comércio ampliado e equilíbrio 

O comércio varejista ampliado, que inclui materiais de construção e veículos, registrou 6,2 pontos em julho, o mesmo valor de maio, acumulando 3,9 pontos ao longo do ano, mantendo-se estável. 

Receita nominal de vendas no estado 

A receita nominal de vendas no comércio varejista restrito do Acre teve um crescimento de 1% em relação ao mês anterior, totalizando um crescimento acumulado de 9,9% no ano, o que demonstra estabilidade. No comércio varejista ampliado, a receita foi de 10,1% em julho, acumulando 7,1% no ano. O Acre ficou na terceira posição entre os estados com maior crescimento, atrás do Amapá (18,6%) e Amazonas (10,4%). 

Incertezas econômicas 

Segundo assessor institucional da Fecomércio/AC, Egídio Garó,  “tais resultados, notadamente no comércio varejista restrito, são causados pelas incertezas econômicas quanto às taxas básicas de juros, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, o que interfere no planejamento de investimentos e expansão das atividades. O mesmo acontece com o comércio varejista ampliado, contudo menos incerto com relação aos eventos econômicos futuros, o que garante a estabilidade dos negócios”, finalizou Garó. 

Os gráficos acima apresentam o desempenho do comércio no Brasil e no Acre, conforme os dados da pesquisa do IBGE: 

– O primeiro gráfico mostra o volume de vendas e a receita nominal de vendas no Brasil. Em julho, o volume de vendas cresceu 0,4 pontos e a receita nominal 0,1 pontos, enquanto os números no mesmo período do ano anterior foram bem superiores. 

– O segundo gráfico destaca os dados do Acre, com crescimento no volume de vendas, receita nominal de vendas no comércio restrito e ampliado. Os dados de julho foram comparados ao acumulado no ano. 

 Essas visualizações ajudam a entender a variação de desempenho entre os períodos analisados. 

The post Fecomércio-AC comenta Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo IBGE. first appeared on Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre.