Na sessão desta terça-feira, 24 de setembro, o deputado Fagner Calegário, do Podemos, fez duras críticas à proposta de aumento de 50% no IPVA, alertando a população sobre os impactos da medida. Calegário chamou atenção para a rapidez com que o projeto está sendo analisado na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). “Eu já venho falando há alguns meses sobre os projetos que são conhecidos aqui como o projeto miojo. É o projeto que entra e em 5 minutos tem que ter resultado, tem que ficar pronto”, criticou.
O parlamentar destacou ainda a discrepância entre o aumento do salário mínimo, de 3%, e o reajuste nos impostos. “O salário mínimo sobe 3%, mas os impostos não têm limite para aumento”, afirmou ele, ressaltando que enquanto o IPTU de Rio Branco já aumentou 4%, a proposta de elevação no IPVA segue o mesmo caminho, penalizando os contribuintes.
Fagner Calegário cobrou responsabilidade dos parlamentares e pediu mobilização por parte do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e do vice-prefeito Alysson Bestene, para impedir a aprovação do aumento. “Eu quero ver aqui o parlamentar, o colega, que tem compromisso com o município que confiou o seu mandato”, desafiou. Ele também lembrou que trabalhadores terceirizados estão com salários atrasados e que o aumento do IPVA tornará mais distante o sonho de muitos em adquirir um veículo próprio.
O deputado concluiu sua fala pedindo que os parlamentares se posicionem a favor da população, destacando que “enquanto alguns estados trabalham na perspectiva de isenção de IPVA, a gente está aqui fazendo hoje de aumento”.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale
O post Fagner Calegário critica aumento do IPVA e cobra compromisso de parlamentares e prefeito de Rio Branco apareceu primeiro em Assembleia Legislativa do Estado do Acre.