Em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção do suicídio e promoção da saúde mental, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio da Divisão de Psicologia Escolar e Educacional e da Divisão de Qualidade de Vida, realizou o webinário com o tema “Saúde Mental em Contexto Escolar”. O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira, 12, com transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube – Telessaúde/Acre, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), mediado pela psicóloga da SEE, Márcia Aurélia dos Santos Pinto.
O webinário tem como objetivo fomentar a reflexão sobre fatores de risco e de proteção à saúde mental, além de discutir estratégias de autocuidado. A iniciativa destaca a importância de considerar a saúde mental diariamente, reconhecendo sua influência nas relações interpessoais e na promoção de um ambiente organizacional positivo nas escolas.
Os principais temas abordados foram: “Fatores de Riscos e de Proteção”, “Papel e Função do Psicólogo Escolar e Educacional e do Clínico”, e “Autoconhecimento como Estratégia para a Saúde Mental”.
Entre os palestrantes convidados participaram:
Edna Mônica da Silva Wobeto: psicóloga clínica com abordagem psicanalítica, graduada e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (Unir). Especialista em Políticas Públicas SUS e Suas, psicóloga de Família e Casal, membro de grupos de estudos psicanalíticos e conselheira efetiva do CRP 24.
Ocimar Leitão Mendes: psicólogo (CRP 24/03274), especialista em Impactos da Violência na Escola (Fiocruz) e certificado em Educação Positiva. Atua na Divisão de Psicologia Escolar e Educacional da SEE, com experiência em ações de promoção da saúde e prevenção da violência nas escolas.
Andreia Cristina Vilas Boas: psicóloga (CRP 24/65490), mestre em Ciências da Saúde, pós-graduada em Psicologia do Desenvolvimento e em Saúde Pública. Atua no Telessaúde Acre, com experiência em saúde mental, prevenção do suicídio e comportamentos autolesivos.
Segundo a psicóloga Mônica Wobeto, o psicólogo escolar vai atuar junto com a comunidade escolar, não só com o aluno, mas com os professores, os profissionais da escola, a família do aluno, com promoções de prevenção a saúde mental e não de tratamento clínico.
O psicólogo Ocimar Leitão reforçou a importância de realizar oficinas, projetos e demais ações da psicologia para a comunidade escolar: “A escola é cenário importante para socialização de crianças e adolescentes. É o lugar onde muitas dessas passam a maior parte do tempo”.
A psicóloga Andreia Vilas Boas ressaltou a importância do autocuidado e de saber identificar o que nos faz bem, que são questionamentos necessários para nos manter menos vulneráveis ao adoecimento: “Se a gente não identifica, passa despercebido, é como não acontecesse”.
O evento foi uma grande oportunidade para educadores, profissionais da saúde e comunidade escolar refletirem e discutirem sobre a saúde mental no ambiente educacional, promovendo práticas que contribuam para o bem-estar de todos.
The post Educação do Estado promove webnário em parceria com a Sesacre sobre Saúde Mental em Contexto Escolar appeared first on Noticias do Acre.