O Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) realiza, entre hoje e sexta-feira, a edição especial da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) para o Rio Grande do Sul. A edição extraordinária ocorre em virtude das fortes chuvas que castigaram o estado e afetaram a participação dos parceiros e do público gaúcho na 11ª Semana ENEF, realizada em maio deste ano.
A “Edição Especial: Rio Grande do Sul” terá o mesmo tema da campanha de maio: “Proteção financeira contra fraudes e golpes” e contará com clínicas financeiras sobre os temas “organização das finanças e crédito com foco em capital de giro/fluxo de caixa” e “investimentos para pessoas físicas e Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs)”.
“As cooperativas de crédito foram particularmente afetadas por terem alta concentração de atuação na Região Sul do país. Essas cooperativas têm papel fundamental na realização da Semana ENEF, pois são parceiros historicamente engajados com os objetivos da campanha, sendo o segmento com o maior percentual de iniciativas realizadas nos últimos anos”, destacou Juliana Haruko Horita, coordenadora do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira (Depef) do BC. “Na 10ª edição, por exemplo, foram responsáveis pela realização de 94% do total de iniciativas específicas e campanhas de massa”, emendou.
Motivação
Dada a relevância do setor, antes da realização da 11ª edição, ocorrida em maio, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) reuniu-se com representantes das principais cooperativas e alinhou a realização de uma edição especial voltada para o RS, onde possuem forte atuação, mas não tinham condições de realizar iniciativas naquele momento.
A decisão foi aprovada pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), reconhecendo que a educação financeira tem papel especialmente importante para a população atingida. A ideia é oferecer conhecimentos e ferramentas para que ela possa se restabelecer e se reorganizar financeiramente.
Iniciativas focadas no público do RS, diretas ou por meio de parcerias, presenciais ou on-line, serão o destaque desta edição. Apesar disso, não há contraindicação para a realização de iniciativas em outros estados, então toda mobilização de instituições públicas, privadas e sociedade civil para realizar iniciativas durante a Semana ENEF será bem-vinda.
O intuito é, como sempre, levar educação financeira por meio de ações gratuitas para toda a população. Além de ações específicas que possam auxiliar os gaúchos a restabelecerem o bem-estar financeiro, a Semana ENEF focará na proteção contra golpes e fraudes, um tema que vem se tornando cada vez mais relevante, devido à multiplicação dessas ações criminosas em meio digital.
Como participar da nova edição?
Para participar da nova edição, basta acessar o site oficial da Semana ENEF e realizar o cadastro de iniciativas no formulário disponibilizado no item Faça Parte.
Sobre a Semana
A Semana ENEF é uma iniciativa do FBEF que acontece anualmente desde 2014, com a finalidade de promover ações de educação financeira no país. O evento conta com a participação de diversas instituições do Brasil e até mesmo de pessoas físicas que promovem ações e iniciativas de educação financeira, previdenciária, securitária ou fiscal. Além disso, a Semana ENEF traz palestras, cursos, oficinas, campanhas de divulgação, entre outras ações gratuitas de formatos diversos.
Sobre o FBEF
O FBEF foi criado em 2020, com objetivo de dar mais agilidade e eficiência às ações relacionadas à Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), cuja primeira versão foi criada em 2010. A presidência do Fórum funciona em esquema de rodízio a cada período de 24 meses. Entre junho de 2022 e junho de 2024, ela foi exercida pela CVM, e, entre junho de 2024 e junho 2026, será exercida pela Susep.
A nova ENEF foi instituída com a criação do FBEF, com foco em iniciativas, projetos e programas realizados pelos integrantes do Fórum, individualmente ou por meio de parcerias com instituições públicas, privadas ou do terceiro setor.
Integram o Fórum: Banco Central do Brasil (BC), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), Ministério da Previdência Social (MPS), Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SENACON) e Ministério da Educação (MEC).
Últimas edições
Para conferir os resultados das edições de 2022 e 2023, acesse: www.gov.br/semanaenef/pt-br/relatorio-semana-enef-2022-e-2023_vf.pdf
A 11ª edição ocorreu em maio de 2024, mas ainda não há resultados publicados. A edição especial de setembro será parte integrante da iniciativa deste ano.