sábado, 21 setembro, 2024
24.3 C
Rio Branco

Aleac realiza sessão solene em homenagem aos 68 anos da 17ª Brigada de Infantaria de Selva

Na manhã desta sexta-feira (20), a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou uma sessão solene em homenagem aos 68 anos do Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, conhecida como Brigada Príncipe da Beira. A solenidade é fruto de um requerimento apresentado pela Mesa Diretora da Casa, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados na defesa e segurança da região amazônica. A 17ª Brigada atua em operações estratégicas de defesa territorial, além de apoiar comunidades isoladas no estado, destacando-se pela contribuição ao desenvolvimento e proteção da Amazônia.

Presidindo a solenidade, o deputado Chico Viga ressaltou o papel crucial desempenhado pelo 4º Batalhão de Infantaria de Selva ao longo de suas quase sete décadas de existência no Acre. “São 68 anos de dedicação à nossa região, de apoio às comunidades mais isoladas e de defesa das nossas fronteiras. O Exército Brasileiro, por meio do 4º BIS, tem sido uma força presente e indispensável para o desenvolvimento do nosso Estado e para a segurança de toda a Amazônia”, afirmou o parlamentar.

O parlamentar também destacou a relevância da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, reconhecendo a parceria com o Acre em diversas ações. “A Brigada Príncipe da Beira tem cumprido um papel fundamental não só em termos de defesa territorial, mas também no apoio a diversas iniciativas sociais e ambientais. Essa integração com a sociedade acreana é um reflexo da competência e do comprometimento das Forças Armadas com o futuro da nossa região”, concluiu Chico Viga.

Em seguida, o Coronel Elnir Leandro Xavier, Comandante do 4º BIS, agradeceu pela homenagem prestada pelo Poder Legislativo ao Comando de Fronteira Acre, em celebração ao aniversário do batalhão. “Gostaria de agradecer a homenagem que a Aleac presta nesta oportunidade ao Comando de Fronteira Acre, 4º BIS, pelo transcurso do seu aniversário. A história do Batalhão remonta a 1956, quando foi criada nesta capital a 4ª Companhia de Fronteiras, e ao longo dos anos, temos desempenhado a missão de proteger nossas fronteiras e manter a soberania do Brasil na região amazônica”, destacou o comandante.

O Coronel Xavier também relatou marcos históricos da evolução do batalhão, mencionando a criação de destacamentos estratégicos em fronteiras com nações amigas, como Bolívia e Peru. “Nosso primeiro destacamento foi criado em Brasileia em 1970, e hoje, somos responsáveis por proteger 1.075 quilômetros de fronteira com a Bolívia e o Peru, além de ações em locais como Plácido de Castro, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus. A expansão do nosso batalhão reflete o compromisso do Exército com a defesa territorial e com a formação de novas gerações de oficiais, como será visto com a primeira turma do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva, a ser formada ainda este ano”, afirmou.

Em sua fala, o General de Brigada Guilherme de Sousa em sua fala, expressou gratidão pela homenagem recebida durante a sessão solene. “Em nome dos militares, cumprimento a todos os integrantes dessa Assembleia e agradeço por este reconhecimento dos trabalhos da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, não apenas no Acre, mas também em Rondônia e no Sul do Amazonas. Essa sessão solene nos permite mostrar à população o esforço e a dedicação de cada homem e mulher que compõem nossa Brigada, que têm se empenhado em proteger nossas fronteiras e garantir a segurança na Amazônia”, destacou.

O General traçou ainda um breve histórico da Brigada, enfatizando sua origem em 1932 e a evolução das operações militares na região ao longo dos anos. “A Brigada recebeu a denominação histórica de Brigada Príncipe da Beira em 1980, em homenagem ao forte que deu início ao contingente militar na área. Em 2022, passamos a ocupar novas instalações, que refletem a modernização e a importância de nossa missão na defesa da soberania nacional”, concluiu o general, ressaltando o compromisso contínuo das Forças Armadas com a segurança da região.

Ao final da solenidade, o deputado Chico Viga foi homenageado no centro do plenário pelo Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva em agradecimento à realização da sessão solene.

Texto: Andressa Oliveira/Agência Aleac
Fotos: Sérgio Vale

                                                  

O post Aleac realiza sessão solene em homenagem aos 68 anos da 17ª Brigada de Infantaria de Selva apareceu primeiro em Assembleia Legislativa do Estado do Acre.

Mais Lidas

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo