Uma dica crítica para tornar um projeto de terceirização bem-sucedido

Compreender o que você deseja realizar é fundamental para um empreendimento de terceirização bem-sucedido. Embora haja muitos que afirmam oferecer serviços de aquisição de terceirização, permanece o fato de que apenas a empresa que contempla a terceirização pode determinar o quê, quem e quando de qualquer projeto de serviço offshore.

Para tanto, uma empresa precisa entender o QUE de qualquer projeto de terceirização. O quê claro, é o que será terceirizado. Não basta simplesmente afirmar que vamos terceirizar serviços de tecnologia de TI, ou de Recursos Humanos, ou qualquer outra faceta do negócio. Determinar O QUE significa uma compreensão íntima de como sua empresa está lidando atualmente com esse trabalho.

Portanto, a primeira tarefa ao considerar a terceirização é:

Defina o processo atual. Isso deve ser feito com uma compreensão dos requisitos. Os requisitos devem ser claramente definidos de forma a eliminar a ambiguidade e oferecer um método de medição. O serviço rápido NÃO é uma métrica. Responder e resolver um tipo específico de consulta do cliente em x minutos É um requisito.

O exercício de definir o processo atual permite entender os detalhes do que realmente precisa ser feito. Essas informações serão necessárias quando/se transferir esse processo para seu novo parceiro terceirizado.

Agora também seria um bom momento para fazer uma análise de custo-benefício do processo proposto. Isso permite que a empresa tenha uma estimativa sólida dos custos operacionais atuais do processo considerado para terceirização. Ao fazer esta análise, considere honestamente todos os custos envolvidos.

Portanto, a dica principal é conhecer seu processo e custos antes de considerar o offshoring (transferencia de atividades) de qualquer projeto. Ao estar munido de informações sólidas, é possível selecionar o parceiro terceirizado certo e tomar uma boa decisão para o negócio.