Olimpíadas: Veja o que bombou nas redes sociais durante os jogos

Após mais de 15 dias de competições, as Olimpíadas de Paris 2024 acabaram, já deixando gostinho de quero mais. Os jogos foram marcados por feitos históricos, brilho de atletas veteranos e a chegada de novos astros. O Brasil teve seu merecido reconhecimento com seus talentos olímpicos, principalmente as mulheres, que se consagraram como as vitoriosas da edição.

Diante desse cenário, quais foram os temas mais mencionados nas redes sociais? Os atletas em destaque? O esporte favorito? A BR Media, holding que lidera a revolução da Creators Economy e maior grupo de marketing de influência da América Latina, traz uma análise com o que mais engajou as redes sociais durante as competições.

É ouro no engajamento digital

A pesquisa analisou cerca de 680 mil menções entre 24 de julho e 11 de agosto. E ao explorar a sentimentalização das menções do universo online, 32% (217.116) tem teor positivo, com o maior destaque para comentários de apoio aos atletas brasileiros e torcida pelo país.

Por outro lado, as menções negativas somam cerca de 38% (257.876) com publicações sobre possíveis “roubos” por meio da arbitragem, e suspeitas de doping dos atletas vindos dos Estados Unidos.
  O encerramento também teve uma conotação ruim, isso devido às publicações que compararam com o encerramento das Olimpíadas de 2016, que aconteceram no Rio de Janeiro. De uma maneira geral, os jogos foram alvo de comparação com as que ocorreram em outros países, com pontos desfavoráveis sobre a alimentação oferecida para os atletas, a água do Rio Sena, e a hospedagem geral.
  Durante as competições, alguns dias marcaram os picos no mundo digital, foram eles: a abertura das olimpíadas, no dia 26 de julho com 18.379 menções. Outro grande destaque foi o dia 3 de agosto, com 47.035 comentários, quando Rebeca Andrade recebeu a medalha de prata. Porém, o ápice ocorreu no dia 5 de agosto, com 69.529 menções, quando a rainha da ginástica recebe a medalha de ouro na final e Gabriel Medina fica fora da final de sua modalidade.

Os posts que deram o que falar

Na olimpíada que deu voz para as redes sociais, os atletas encontraram uma forma de se manter em evidência com uma janela de oportunidade para se aproximar do público e também monetizar com conteúdos patrocinados e parcerias com marcas.

Gabriel Medina, que teve sua foto icônica divulgada para o mundo todo, ganhou mais de 9 milhões de curtidas no seu post.   Já Rebeca Andrade angariou mais 4 milhões coraçõezinhos com seu conteúdo sobre a medalha de ouro.   Rayssa Leal também não ficou para trás e sua postagem garantiu mais de 3 milhões de curtidas.   Simone Biles conquistou 1 milhão de fãs e, fechando a lista dos atletas que tiveram os conteúdos com melhor interação nas redes sociais, temos Marta com 96 mil admiradores.  

“Os Jogos Olímpicos de Paris 2024, mais do que nunca, foram as Olimpíadas dos atletas se consagrando como criadores de conteúdo, tendo em vista essa crescente da Creators Economy. Importante ressaltar que a edição anterior (Tóquio em 2020) foi um inicio da transformação dos atletas em influenciadores, mas com jogos marcados por protocolos da pandemia de covid-19, o que limitou o potencial de alcance daquelas olimpíadas. Nesta edição alcançamos uma maturidade e isso foi refletido no digital, com os atletas brilhando em quadra, areia e mar, mas também promovendo muito entretenimento e conexão com o público através das redes sociais”, comenta Celso Ribeiro, fundador e sócio-diretor da BR Media.

No ranking geral de posts com os maiores engajamentos no Instagram, considerando aqueles que mencionam a #olimpiadas, o “Alfinetei”, vem no topo da lista, com cerca de 717 mil curtidas ao falar da emoção de Laís Souza com a vitória do Brasil. Vale lembrar que a ex-ginasta foi uma das maiores do país e ficou paralisada do pescoço para baixo em um acidente de treinamento para as Olimpíadas de Inverno, em 2014.

Na sequência aparece o perfil do “Corinthians” com cerca de 659.546 mil curtidas ao falar da medalha de bronze da Fadinha, Rayssa Leal. E fechando a lista o perfil do coach Geronimo Theml em terceiro lugar nos comentários sobre levantamento de peso, em uma publicação com mais de 637 mil curtidas.

 

Alguns influenciadores tiveram grande destaque durante o período olímpico, com conteúdo sobre as transmissões e comentários dos jogos, apoio e torcida aos atletas e muito mais, são eles: Pedro Scooby, Casimiro, Fred, Luana Piovani, Lactea e Lara Santana.

     

Brasil ainda é o país do futebol?

Mesmo com outras frentes ganhando espaço e novos talentos sendo reconhecidos, o esporte com o maior número de menções (mais de 250 mil) desde o começo dos jogos ainda é o futebol, sendo atrelado ao time feminino, e a jogadora Marta. Em seguida, temos o vôlei, com mais 100 mil comentários, devido ao grande número de torcedores e fãs da modalidade. Em terceiro lugar, vem o judô com mais de 50 mil menções, motivado principalmente pela medalha de ouro conquistada pela atleta Beatriz Souza, e pela medalha de bronze por equipe.

 

A Olimpíadas é delas

A rainha do futebol também é a rainha das menções, com mais de 50 mil comentários. Marta lidera a lista, com seu nome atrelado à expulsão no jogo entre Brasil e Espanha e o fato de ser sua última Olimpíada. Rebeca Andrade é o segundo nome com maior número de publicações, somando mais de 40 mil menções, sendo a maioria vindo torcida durante os jogos, e os memes envolvendo seu nome e Simone Biles. Ana Patrícia entra para o ranking de nomes mais citados devido sua performance durante o jogo com sua dupla Duda Lisboa, e pela briga com a jogadora do time adversário Brandie, durante o último jogo que rendeu medalha de ouro para o Brasil.  

“É fato que as Olimpíadas fornecem os holofotes para as modalidades esportivas e atletas se destacarem. E com menos restrições do que em outros jogos, o fenômeno digital só cresceu. Os creators, assim como os próprios atletas, capturaram e amplificaram a essência vibrante dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, produziram um volume enorme de conteúdo nas redes sociais e angariaram milhões de novos seguidores. Assim como também foi notável o aumento da comoção e da interação das pessoas que acompanharam, vibraram e se engajaram com os talentos. Até mesmo os perfis oficiais dos Jogos aderiram aos memes. O Brasil conquistou resultados históricos e agora é hora de aproveitar toda essa visibilidade e dar voz para novos nomes e atletas nacionais”, reforça Celso Ribeiro.
 

SOBRE A BR MEDIA GROUP

Maior holding de marketing de influência do Brasil, a BR Media Group lidera o mercado há mais de 12 anos. Fundada em 2012 por Celso Ribeiro e Danilo Basso, a marca é pioneira no mercado, sendo a única one-stop-shop, oferecendo uma entrega 360º. Atendendo as maiores marcas e multinacionais, a BR Media Group vai além de uma agência: oferecendo consultoria de ponta a ponta, entrega a seus clientes: Consultoria, Curadoria, Planejamento, Criação, Eventos, PR Seeding, Gestão de Projetos e Business Intelligence. Dentro da BR Media Group, há o MIS, plataforma exclusiva de relacionamento com nano e micro influenciadores; a BR Data, que cuida da coleta de dados e informações; a BR Studios, braço criativo para produção de conteúdo; e o Space, espaço proprietário para produção e gravação de vídeos e campanhas.