LiveBC detalhou os resultados da nova pesquisa do BC, a Firmus

Diferentemente do Boletim Focus, relatório produzido pelo Banco Central (BC) que traz as projeções dos analistas e economistas do mercado para o futuro da inflação, do Produto Interno Bruto (PIB), do câmbio e da Taxa Selic, o BC acaba de publicar os primeiros resultados da etapa-piloto de uma nova pesquisa, a Firmus, que vai reunir as expectativas dos setores não financeiros da economia: a indústria, a agricultura, o varejo, os serviços, entre outros. Na LiveBC de agosto, o Diretor de Política Econômica do BC, Diogo Guillen, explicou a importância de conhecer essas percepções e tirou dúvidas. A live está disponível no canal do BC do YouTube.
“As percepções e as expectativas são elementos cruciais no processo de tomada de decisão das empresas não financeiras e devem ser levadas em consideração pelos bancos centrais, tendo em vista que influenciam a dinâmica da atividade econômica e da formação de preços de bens e serviços e, por conseguinte, a inflação”, frisou Guillen.
Importância da Firmus
De acordo com o diretor, os dados coletados das empresas na Firmus serão incorporados pelo BC para análise e formulação de política econômica. A pesquisa, apontou, vai ajudar no entendimento e na análise da conjuntura econômica, e se constituir como um instrumento relevante de informação.
O diretor destacou que a iniciativa faz parte do esforço de maior aproximação do BC com empresas não financeiras, que inclui também o aumento do número de reuniões periódicas do Departamento Econômico (Depec) com representantes da chamada “economia real” e associações empresariais para ouvir sobre as percepções em relação ao negócio da empresa, do setor e da economia em geral.
Além disso, Guillen observou ainda que a pesquisa permite ao BC se alinhar a outros bancos centrais, que já coletam essas percepções em pesquisas recorrentes.
Principais resultados
Ao fazer uma análise das respostas às questões numéricas das três rodadas realizadas até o momento, o diretor do BC explicou que a mediana das expectativas de inflação informadas pelas empresas na Firmus foi consistentemente maior do que a mediana correspondente do Focus, com predominância de respostas indicando expectativa de inflação de 4,0% (para os anos de 2024 a 2026, na última rodada e para os períodos de 12 meses à frente nas duas primeiras rodadas – de novembro de 2023 a fevereiro de 2024).
Outro resultado importante, na opinião dele, é que os desvios-padrão – medida de variabilidade da amostra – das respostas à Firmus são maiores do que os de seus correspondentes no Focus. Com relação à atividade, ele apontou que as medianas das expectativas para o crescimento do PIB em 2024 ficaram virtualmente iguais nas duas pesquisas.
Como a pesquisa é feita
Guillen explicou, durante o programa, que as coletas são feitas por meio de questionário. Ele ressaltou que se trata de um formulário simples, que tem, na versão mais recente deste terceiro trimestre, apenas dez questões. Não há sistema, como no caso do Focus, pontuou. A ideia central, segundo o diretor, é coletar informações e percepções de dirigentes de empresas utilizando perguntas qualitativas e quantitativas sobre as condições da economia e do negócio da empresa.
Na live, Guillen mencionou ainda que a pesquisa conta com questões sobre a evolução da economia e dos negócios da empresa. Para a economia, elencou, há perguntas sobre atividade e inflação. Já em relação à empresa, segundo ele, o BC procurou capturar as percepções relacionadas à demanda pelos produtos da empresa, à variação dos custos de mão de obra, à variação dos preços dos produtos e à margem de resultado da empresa.
Próximos passos
O diretor afirmou que, neste momento, o BC está priorizando reuniões com associações e a própria divulgação da pesquisa para aumentar o número de empresas participantes. À medida que a pesquisa avançar, disse, se tornará mais conhecida entre as próprias empresas, e isso ajudará a ampliar o rol de respondentes.
Etapas
A etapa-piloto da pesquisa Firmus, que já teve dados coletados de novembro de 2023 a maio de 2024, é destinada exclusivamente para uso interno e aperfeiçoamento do questionário. Assim, e conforme haja progresso da pesquisa e melhor entendimento e aprendizado por parte do BC, oportunamente a pesquisa passará do estágio inicial para uma pesquisa de periodicidade trimestral, que então terá seus resultados quantitativos agregados divulgados. Não há, entretanto, previsão para o início de uma publicação recorrente, com datas definidas.
Clique aqui para ver (ou rever) a LiveBC #36.