quinta-feira, 26 dezembro, 2024
21.3 C
Rio Branco

Audio: Brasil levanta Champs-Élysées durante a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro ([email protected])

A delegação brasileira encantou o público presente na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. A cerimônia, que pela primeira vez foi fora de um estádio e começa nesta quarta-feira, às 15h. Da Champs-Élysées à icônica Place de la Concorde, no coração da capital francesa. O Brasil foi o 21º país a entrar no percurso de aproximadamente 2,5 km preparado para o desfile dos atletas. Liderados pelos porta-bandeiras Gabriel Araújo, da natação, e Beth Gomes, do atletismo, os atletas brasileiros demonstraram entusiasmo durante todo o percurso.

Atleta do país convocada para esta missão com mais participações em Jogos Paralímpicos, a nadadora cearense Edênia Garcia, 37 anos, classe S3 (limitação físico-motora), disse que realizou um sonho ao ingressar na Champs- Élysées, que passou por um processo de “recapeamento” para ser mais acessível aos cadeirantes. “Trabalhamos muito para estar aqui. É a realização de um sonho. O ciclo Paralímpico é composto por muitos atos e os Jogos constituem o ato final. Estou feliz, pois marcamos um momento histórico importante na história do Brasil e dos Jogos Paralímpicos movimento.

Tudo é muito bom”, disse o atleta que nasceu com a doença de Charcot-Marie-Tooth, também conhecida como atrofia muscular fibular. Um dos porta-bandeiras do Brasil, o nadador mineiro Gabriel Araújo, de 22 anos, também está entre os 14 atletas do país que já podem disputar medalha nesta quinta-feira, 29. Às 4h59 (horário de Brasília), natação classe S2 (física -limitação motora) Qualificação de 100 m Costas e, se progredir, chegará à final às 18h00. Nesta prova, conquistou a medalha de prata nas Paraolimpíadas de Tóquio 2020, mas é o atual bicampeão mundial. “Estou muito feliz e honrado. É um momento único e de muita emoção. O meu treinador [Fábio Antunes] pensa sempre no futuro. Sempre nos antecipamos às situações e eu já tinha planejado participar da abertura quer nadasse no dia seguinte ou não.

E não podemos recusar tal oportunidade. É um sonho vivenciar tudo isso”, disse Gabriel, que nasceu com focomelia, doença que impede a formação de braços e pernas. “Fiquei tão entusiasmado com a ideia de poder representar toda a nação brasileira, entrar na rua mais famosa do mundo e abrir os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que ainda estava lutando para entender se isso era mesmo verdade. É um presente de Deus saber que nosso trabalho está funcionando. É um sonho de todo atleta estar aqui. Nunca deixe de sonhar porque seus sonhos podem se tornar realidade”, acrescentou Beth Gomes, 59 anos, que compete nas provas de arremesso de peso e disco da categoria F53 (cadeirantes).

Ela foi diagnosticada com esclerose múltipla em 1993, enquanto jogava vôlei convencional. O uniforme brasileiro na cerimônia de abertura consistia em um bucket hat dupla face verde e amarelo, comumente conhecido como chapéu de pesca; jaqueta azul, camiseta branca e calça ou short azul marinho. Todos esses itens são da ASICS e desenhados pensando na acessibilidade, como os chinelos Havaianas também usados ​​pelos atletas durante a cerimônia. O Brasil será representado em Paris por 280 atletas, incluindo 255 com deficiência, de 20 modalidades nos Jogos Paralímpicos Paris 2024, primeira vez que a cidade sedia o evento. Esta é a maior delegação brasileira já anunciada para uma edição dos Jogos fora do Brasil.

Anteriormente, a maior seleção nacional para uma competição no exterior era de 259 no total convocados para Tóquio 2020. O recorde de participantes do país data dos Jogos Rio 2016, quando o Brasil sediou o megaevento e já contou com 278 atletas com deficiência em 22 modalidades . . classificados automaticamente. Os Jogos Paraolímpicos de Paris 2024 serão transmitidos ao vivo pelo sportv2 e pelo canal do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) no YouTube.

 

Mais Lidas

“O preconceito é algo anticultural, por excelência”, diz artista plástico brasileiro

Em entrevista ao Podcast ONU News, Jaime Lauriano fala...

Acnur: Metade dos refugiados que retornaram para a Síria saiu da Turquia

Agência da ONU restabeleceu presença nas fronteiras e monitoramento...

Investigação da ONU revela detalhes do massacre de 207 pessoas no Haiti

Relatório indica que execuções realizadas pela gangue Wharf Jérémie...

Relatora da ONU destaca lições do julgamento do caso Gisèle Pelicot na França

Sobrevivente de estupro em massa obteve justiça após ter...

“Assassino por Acaso” ganha trailer

A Diamond Films divulgou o trailer oficial de ASSASSINO POR...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo