O que os empregadores procuram em potenciais empregados? Essa foi a pergunta postada recentemente em um fórum online de discussão sobre carreiras. Naturalmente, para cada posição diferente, as respostas específicas a essa questão seriam diferentes. No entanto, existem algumas habilidades comuns que os empregadores procuram em todos os funcionários, seja ele um engenheiro de rede ou um cozinheiro de frituras.
Habilidades exigidas para o sucesso
1. HABILIDADES BÁSICAS, Leitura, escrita e aritmética! Acredite ou não, uma boa parte dos graduados do ensino médio (e alguns graduados da faculdade) não lêem até a 8ª série e não conseguem fazer multiplicações de cabeça. Os empregadores estão procurando funcionários que saibam ler bem, escrever de forma coerente e que possam calcular matemática em um ambiente de negócios (frações, porcentagens, etc.). Adicione a isso as habilidades básicas modernas de digitação, conhecimento básico de informática e capacidade de usar a maioria ferramentas informatizadas (por exemplo, aparelho de fax, programa básico de processamento de texto, etc.) para completar os conjuntos de habilidades básicas necessárias para o sucesso no emprego.
2. HABILIDADES PESSOAIS. Um funcionário em potencial consegue falar bem? Ele/ela consegue responder às perguntas dos clientes de maneira positiva e informativa? O cliente em potencial pode fornecer um bom atendimento ao cliente? Embora nem todos tenham uma personalidade extrovertida de vendas, os funcionários bem-sucedidos podem se comunicar de maneira positiva e sem confrontos com seus colegas de trabalho, membros da equipe, subordinados, gerenciamento e clientes. Ser capaz de trabalhar bem com outras pessoas é uma habilidade vital para o sucesso em todos os empregos.
3. REALIZAÇÃO DE TRABALHO, A procura de emprego é um processo que requer muita dedicação e atenção para ser conduzido com sucesso. Segue o antigo princípio que muitos programadores veteranos chamam de GIGO, Garbage In, Garbage Out. Se você se esforçar muito, obterá péssimos resultados. Os empregadores procuram colaboradores que saibam apresentar-se de forma positiva e que demonstrem entusiasmo e conhecimento sobre as empresas que abordam. Os candidatos não são avaliados apenas em suas habilidades e experiência, mas também em como estão abordando a procura de emprego. Candidatos entusiasmados com menos habilidades têm chances iguais de conseguir o emprego do que candidatos enfadonhos com melhores habilidades.
4. SOBREVIVÊNCIA NO TRABALHO, agora é um tema quente neste período de demissões. Quem leva o machado e quem não o faz é muitas vezes uma questão de números, mas também é uma questão de desempenho. Os funcionários que demonstraram consistentemente o seu valor, tomaram a iniciativa e se tornaram um ativo valioso para a empresa têm menor incidência de demissões do que os funcionários que se esforçam medíocre ou medianamente em seus empregos. Sobreviver dentro de uma empresa através de demissões ou ascensão na carreira é uma habilidade de sucesso que é aprendida e cultivada conscientemente entre profissionais de sucesso.
5. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. Como todos os profissionais de alta tecnologia e engenharia sabem, é aprender ou queimar no ambiente de trabalho atual. Adquirir novas competências, aplicar novos conceitos e atualizar competências estabelecidas é uma necessidade absoluta para ter sucesso na força de trabalho atual. O indivíduo de sucesso está constantemente participando de seminários, tendo aulas, obtendo treinamento em novos produtos ou lançamentos e aprendendo novas habilidades que os manterão comercializáveis em suas carreiras. Pessoas de sucesso aprendem ao longo da vida. Os empregadores procuram pessoas que tenham a formação necessária para satisfazer as suas necessidades.
6. DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA, Desenvolvimento de Carreira difere de Desenvolvimento Profissional. O Desenvolvimento Profissional é aprender, enquanto o Desenvolvimento de Carreira é um processo de planejamento e definição de metas. Indivíduos bem-sucedidos elaboram um plano de carreira com metas escritas de curto e longo prazo. Eles expõem as etapas necessárias para mover suas carreiras do Ponto A para o Ponto B dentro do Período C e planejam como irão alcançar essas etapas. As pessoas bem-sucedidas têm alguém a quem prestam contas pelo seu progresso e que monitorizará o seu sucesso na consecução dos seus objetivos. Os empregadores procuram pessoas que (acreditem ou não) desejam se comprometer com a empresa por um longo período de tempo. Uma boa progressão na carreira é um grande argumento de venda dos candidatos para potenciais empregadores.
Como você se avalia? Você tem as 6 habilidades exigidas para o sucesso? Sente que precisa de ajuda?
Adm. Eliton Muniz Graduado em Administração de Empresas