A 1ª Mostra Tarauacaense dos Produtores Rurais encerrou neste sábado (8), com resultados extremamente positivos. Durante três dias, o evento movimentou a Central de Abastecimento de Rio Branco, registrando boas vendas e fortalecendo a economia dos produtores de Tarauacá.
A iniciativa, idealizada pela vice-prefeita de Tarauacá, Marilete Vitórino, contou com total apoio da Prefeitura de Rio Branco, que garantiu toda a estrutura necessária para a realização da mostra.
Foram comercializados cerca de 1.700 abacaxis, além de farinha e outros produtos da agricultura familiar. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Ao todo, foram comercializados cerca de 1.700 abacaxis, além de farinha e outros produtos da agricultura familiar. O faturamento ultrapassou R$ 50 mil, totalmente livre de custos para os produtores, já que todas as despesas foram custeadas pela Prefeitura de Tarauacá.
O produtor rural Lucivan Silva celebrou o sucesso das vendas, levando para casa mais de R$ 6 mil em lucro.
“A gente fica muito feliz por ter acontecido esse evento tão importante. Foi uma oportunidade de trazer a nossa produção, o nosso famoso abacaxi de Tarauacá, para que as pessoas de Rio Branco pudessem conhecer de perto o nosso produto.”
“Foi uma oportunidade de trazer o nosso famoso abacaxi de Tarauacá para que as pessoas de Rio Branco pudessem conhecer de perto”, afirmou Lucivan. (Foto: Val Fernandes/Secom)
A mostra surgiu como alternativa ao tradicional Festival do Abacaxi, que neste ano não pôde ser realizado em razão do período chuvoso e do curto tempo para organização.
Segundo a vice-prefeita Marilete Vitórino, a principal preocupação era evitar prejuízos aos produtores locais, que dependem da venda do fruto para o sustento de suas famílias.
“A principal preocupação era evitar prejuízos aos produtores locais, que dependem da venda do fruto para o sustento de suas famílias”, explicou Marilete. (Foto: Val Fernandes/Secom)
“A gente sabia que não tinha condições de fazer o Festival do Abacaxi este ano. Não daria tempo, chegou o inverno e a gente precisava dar um jeito de vender a produção desses guerreiros. Então, pensei: por que não procurar a Ceasa para levar o produto e fazer uma apresentação? Então liguei para o prefeito Bocalom, marcamos o encontro e, quando cheguei, ele já estava com o secretário de Agricultura do município. Montamos rapidinho isso aqui.”
“Os produtores ficaram satisfeitos tanto com a receptividade do público, quanto com o volume de vendas”, destacou Adson. (Foto: Val Fernandes/Secom)
De acordo com o secretário de Agricultura de Tarauacá, Adson Leite, o resultado superou as expectativas. Os produtores ficaram satisfeitos tanto com a receptividade do público, quanto com o volume de vendas.
“Antes de responder à pergunta, gostaria de agradecer ao prefeito Tião Bocalom, que se colocou à disposição para apoiar nossos produtores e também o município. A avaliação é bastante positiva. Este ano tivemos um sol muito intenso, foi um período atípico, e precisávamos dar uma solução para os nossos produtores”, destacou o secretário.
“Estamos à disposição àquelas prefeituras, que quiserem organizar um evento como esse aqui em Rio Branco”, finalizou o prefeito. (Foto: Val Fernandes/Secom)
O sucesso do evento também abriu caminho para novas parcerias. O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, fez uma visita no encerramento da amostra e manifestou interesse em manter apoio à comercialização do abacaxi tarauacaense e estender a iniciativa a outros municípios que queiram participar.
“Nós vamos ver com os outros municípios do estado: quem quiser vir aqui fazer uma feira, a gente organiza. A capital é a capital, é onde está metade da população. Então, àquelas prefeituras, aqueles prefeitos que quiserem organizar um evento como esse aqui, que a nossa prefeita Marilete e o prefeito Rodrigo resolveram fazer, a Ceasa está à disposição”, finalizou o gestor da Capital.
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A candidíase recorrente, caracterizada por quatro ou mais episódios de infecção por fungos do gênero candida em um ano,...
Os consumidores do Acre estão entre os mais afetados pela alta nas tarifas de energia elétrica provocada pelos vetos presidenciais à chamada Lei das...